Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.  Tg 1.17

 

1º A Palavra de Deus é a lâmpada para nossos “pés”

Sl 119.105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

 2º Os olhos são a lâmpada do “corpo”

Lc 11. 34 São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.

 3º A lâmpada deve estar acesa continuamente

Lv 24.1-2 Disse o Senhor a Moisés: Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente.

 4º Devemos possuir óleo em nossas lâmpadas

Mt 25.1-13 “Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes.3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo;4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas,levaram azeite nas vasilhas.5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

 5º Antes que se apague, Deus lhe chama

1Sm 13.1-4 “O jovem Samuel servia ao Senhor, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram freqüentes. 2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver, 3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, 4 o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!”

 6º Na eternidade, o sol será suplantado pela “Lâmpada” (O Cordeiro)

Ap 21.23 “A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada”.

Deus te abençoe!
Em Cristo, no amor do Pai,
Pr. Edilson Silva